sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PRAGA AFECTA ANIMAIS E PESSOAS


Aqui fica um alerta relativamente à lagarta do pinheiro, conhecida por processionária, por se deslocar em fila (procissão).
A processionária ataca os pinheiros e cedros, enfranquecendo-os e provocando-lhes a morte. Esta lagarta tem um efeito nocivo, não só nestas árvores, mas em humanos e animais, causando irritação na pele, nos olhos e aparelho respiratório.
Os pêlos urticantes da processionária libertam-se à medida que ela se move, actuam como agulhas quando entram em contacto com a pele ou mucosas, quer de humanos quer de outros animais, inoculando substâncias no organismo.
Há que ter especial atenção quer aos animais quer a crianças, a curiosidade faz com que sejam os principais atingidos.
Ontem, um voluntário nosso viu uma série de lagartas num pinheiro, para que estas não se chegassem aos nossos patudos, tentou afastá-las, mangueirando-as para que elas caissem, algumas gotas de água cairam-lhe sobre a cara e o resultado foi uma enorme reação alérgica e uma noite internado no hospital. 
O efeito tóxico da processionária causa inchaço e dificuldades respiratórias, se o seu cão, gato ou outro animal, apresentar os seguintes sintomas deverá ir de imediato a um veterinário: focinho inchado, língua espessada (pode apresentar uma cor azulada), babar intenso, comichão, vómitos, dor e resistência ao abrir a boca.

(imagens da processionária ou lagarta do pinheiro retiradas do google images)



Nenhum comentário: