terça-feira, 28 de agosto de 2012

MEDROSA BIA DEVOLVIDA

 
Esta é a Bia, tem 1 ano e dois meses, foi adoptada há 11 meses no nosso Abrigo e foi devolvida no último sábado à tarde.
Os donos da Bia vieram devolvê-la porque ela é muito medrosa, segundo nos contaram isolava-se, escondia-se a um canto, onde ninguém a visse, detestava sair de casa para ir à rua, tinha tanto medo de sair que acabava por fazer as necessidades na escada ou no elevador, disseram-nos que tinham muita pena, pois ela dava-se lindamente com as outras 2 patudas que tinham em casa, mas que a situação parecia ser irremediável, perguntaram-nos se não seria melhor eutanasiá-la para ela não sofrer por ser deixada ali.
Deixamos claro desde já que não pretendemos julgar ninguém nem desmentir ninguém, mas o que observámos deixou-nos com dúvidas.
Desde sábado que temos vindo a observar a Bia com especial atenção, eu dei um longo passeio com ela no domingo de manhã e o que observei foi uma patuda a transbordar de energia, precisava de andar e de correr para libertar energia, é muito vivaça, estava muito vento e as árvores abanavam muito e faziam barulho, coisa que, disseram-nos os donos, a assustava muito, não vi nenhuma manifestação de medo, esteve conosco depois, no meio de muitas pessoas, nunca desapareceu, sentou-se debaixo da minha cadeira, pedindo festas de vez em quando, quando chegou um casal ao nosso abrigo levantou-se para ir cheirá-los, mas quando estes quiseram fazer uma festa fugiu e sentou-se debaixo da cadeira de uma outra voluntária; quanto ao estar com outros patudos interage com eles, está muito sociabilizada com outros amigos de 4 patas.
A nossa conclusão é de que a Bia é um pouco medrosa em relação a pessoas que não conhece e que precisa de muito exercício, precisa de passear e de correr, ou seja, de estar mentalmente estimulada, como, de resto, todos os cães precisam.
 
Tendo tudo isto em consideração a Bia está para adopção, é muito meiga e absolutamente linda, é de porte médio com um pelo cor de cacau do mais brilhante já visto, se acha que tem espaço e tempo para passear a Bia e para mimá-la e estimá-la, venha conhecê-la, ela adorava voltar a ter uma família.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite

Ficámos perplexos quando lemos o texto referente á cadelinha Bia.Fomos nós que a entregámos no sábado.E tudo o que dissemos é a mais pura das verdades. Aliás, a intenção era que lhe fosse encontrado um espaço, onde ela se pudesse manter sem ter de sair com frequência,como acontecia connosco. Pois, chorava assim que percebia que iamos sair,fazia as necessidades nas escadas,elevador,carro,etc...Claro que incomodava este comportamento. Mas, acima de tudo queriamos e queremos o melhor para a Bia.Além do veterinário da APA,já tinhamos consultado um outro( Dr.Rui, foi conhecedor).Perfeitos não somos,mas tentámos tudo o que sabiamos para ajudar a Bia.Ainda mais estranhámos, quando no sábado, a Presidente da APA D.Augusta, interou-se da situação na presença do veterinário Dr.Rui e se mostrou compreensiva,e até referiu, perante os presentes, que nós não éramos o tipo de pessoas que vai devolver um animal por devolver...Temos mais duas cadelinhas com 3 e 2 anos e tratamos todas(incluindo a Bia)como membros da familia. Sempre, sempre,pensámos na Bia em primeiro. Achávamos e continuamos a achar que ela não era feliz.Quanto á eutanásia era apenas para lhe aliviar o sofrimento se fosse mesmo a única e última solução.E como sabem as frases tiradas do seu contexto podem ter outro sentido.Certamente que ela têm um lindo pêlo, porque foi sempre MUITO BEM TRATADA POR NÓS.Estou profundamente triste e até ofendida com o que foi aqui escrito.Acredito e sei do fantástico trabalho que fazem com os animais,mas,não são os únicos a gostar e a tratar bem dos animais.Quem dera a todos eles, terem donos como nós.Para terminar, identifico-me : Sócia 2085 - Ana Paula Santos.

APA - TVEDRAS disse...

Cara Ana, como referimos no texto não pretendemos julgar ninguém. O texto relata com verdade o que os senhores nos disseram quando vieram devolver a Bia: que ela se escondia, chorava e se recusava a ir a rua, não entendemos porque se sente ofendida quando apenas escrevemos o que se passou, quam adoptar a Bia terá de saber estes medos e o que ela vivenciou.
Ninguém é perfeito, compreendemos que o comportamento (medo, recusa de sair)dela incomodasse e apenas tentamos perceber o porquê.
Chegámos à conclusão, como referimos no texto, que a Bia tem falta de exercício, não está nem física nem mentalmente estimulada. Esta falta de estímulo pode ser a causa dos problemas da Bia.
Encontrar um espaço "onde ela se pudesse manter sem ter de sair com frequência" não seria solução, seria apenas agravar um problema que ainda vamos a tempo de resolver.
Ninguém dúvida que o pelo da Bia está brilhante por ter sido bem tratada, mas tratar de um patudo é mais do que tratar do pelo e da alimentação, todos os cães precisam de exercício diário, sobretudo os da raça da Bia.
Por último, referimos que ninguém retirou palavras do contexto, referimos que os senhores falaram em eutanasiá-la para que ela não sofresse quando se fossem embora.
Obrigado por seguir o nosso blog e por elogiar o nosso trabalho, fazemos o que pudemos.

Anônimo disse...

Ficam mal no retrato é o que é ... devolvem um cão e depois tentam embelezar a coisa.
Onde é que já se viu eutanasiar um animal saudável? Que disparate!!!!!!
Ó senhora, mas para quê adotar uma braco se é para ela estar fechada e não sair de casa??? Um chihuahua talvez fosse melhor..
Eu tenho dois cães graças à apa, só tenho a dizer bem, a D. Augusta é das melhores pessoas que conheço, graças a ela os meus fofinhos estão vivos!
É claro que ela é uma pessoa compreensiva, deve ter pensado que era melhor a braco ficar com ela do que estar com uns donos assim.
Sem saber ensinar um cão nem ter paciência para o passear...graças a Deus que nem todos os animais têm donos assim!!!!!!!!!!!
Identifico-me: Benedita Silva, sou sócia, estou no emprego, não tenho aqui o cartão para ver o número.

Um bem haja pelo trabalho apa!!!

Anônimo disse...

Boa tarde

Venho hoje responder á Apa sobre o que escreveram ontem dia 29-08-2012.Tudo o que disse sobre a Bia é a mais pura das verdade.Quanto a ela não ser estimulada,não concordo,pois estava com ela sempre,e brincava com ela, as minhas outras duas cadelinhas,também.Quanto aos passeios sei muito bem que é fundamental para os cães,mas uma vez mais a Bia apreciava-os durante pouco tempo,pois começava a chorar a correr para o carro,e se havia mais movimento de pessoas ou carros,ainda era pior.Tenho mais duas cadelas sei muito bem o que eles necessitam.A Bia,infelizmente,têm graves problemas,não tenho a menor dúvida .Não me pesa nada na consciência.Penso que não entenderam ou não quiseram entender o que lhes foi dito da nossa parte.O mais importante é o bem estar e felicidade da Bia.Espero e desejo sinceramente que ela encontre alguém que a trate bem e que consiga ajudá-la.mas confesso que receio por ela pois,ela não é fácil e pode sofrer maus tratos.Para terminar,estou a responder á Apa através do blog,pois liguei para o telemóvel da D.Augusta e quem atendeu foi o Sr.Rogério,e portanto não falei com ela.Ontem fui á Apa pelas 19h,para entregar bolhetim de vacinas da Bia e falar com a Apa e o Sr.Rogério quando lhe falei no assunto em questão desfarçou e começou logo a despedir-se.Dei e dou sempre a cara,e acho que a Apa devia fazer o mesmo e não só através de blogs ou facebook.
Ana Santos