quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esterilização e Superpopulação - ESTERILIZE O SEU ANIMAL DOMÉSTICO

retirado de esteriliza-me.org

Uma das funções e valências da APA enquanto Associação de Protecção de Animais é a sensibilização para a importância de se esterilizar o animal doméstico. E o primeiro motivo está à vista de todos - a existência de demasiados animais que não tendo uma vida digna, vão multiplicando os casos de sofrimento e extermínio de animais de companhia. Não podemos ignorar que milhares deles que morrem todos os anos nas ruas devido a fome, abandono, envenenamento, atropelamento, temperaturas extremas e maus-tratos.

Não será mais racional e humano evitar-se o nascimento de tantos animais? A esterilização é a forma mais eficaz de combater este problema pela raiz, evitando que nasçam ainda mais animais, apenas para morrerem depois de muita dor e sofrimento. Neste momento existem centenas de milhar de animais em Portugal que esperam ansiosamente a oportunidade de terem uma família, todos os que vieram ao Abrigo da APA poderão comprovar esta realidade. Não faz nenhum sentido deixar nascer ainda mais animais sem que tenhamos antes ajudado aqueles que já estão nas ruas ou nos abrigos e nos canis/gatis municipais a aguardar a possibilidade de terem uma família.

A esterilização aumenta a esperança de vida dos animais, não só por vantagens directas em termos de saúde, mas também por vantagens indirectas consequentes de o animal ficar mais calmo e menos propenso a vaguear, fugir ou lutar com outros animais (por exemplo, diminui o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, diminui o risco de doenças transmitidas por mordeduras de outros animais e diminui o risco de atropelamento). Para além de outros motivos que são boas justificações para a esterilização (nomeadamente o controlo populacional e as vantagens comportamentais), a saúde também tem normalmente a ganhar com a esterilização, especialmente no caso das fêmeas.

A APA SENSIBILIZA PARA A IMPORTÂNCIA DA ESTERILIZAÇÃO.
Para mais informações, contacte-nos!

Nenhum comentário: