quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CONTRA TODAS AS PROBABILIDADES, UMA HISTÓRIA DE AMOR


O livro Oogy, Um Cão Que Só Uma Família Poderia Amar de Larry Levin conta a história de Oogy, um cachorro usado como isco que sobrevive contra todas as probabilidades.  Larry e os filhos Noah e Dan levaram o gato Buzz, de 17 anos, ao hospital veterinário, naquela que seria a derradeira visita de Buzz ao médico veterinário; uma equipa do hospital tinha levado Buzz para exames, quando um cachorro aparece, vindo de um dos consultórios, tinha um ar feliz, descontraido, toda a parte esquerda da sua cabeça parecia que tinha encolhido e apenas restava uma grande cicatriz, o cachorro dirigiu-se a Larry e aos seus filhos e encheu-os de lambidelas e eles apaixonaram-se por ele naquele preciso momento; um dos filhos de Larry disse que parecia que a vida sai por uma porta (o gato Buzz) e entra por outra (o cachorro Oogy).
 
Oogy, com os gémeos Noah e Dan, é também conhecido em família como o 3º gémeo
 
Oogy tinha apenas 10 semanas de vida e pesava apenas 9 quilos quando foi preso a uma estaca e usado como isco de um Pit Bull. A parte esquerda da sua cabeça, incluindo a orelha, foi arrancada, foi mordido com tanta força que uma parte do seu maxilar foi esmagada. Depois foi atirado para dentro de uma boxe para sangrar até morrer. Foi encontrado pela polícia que efectuava uma rusga ao local onde se encontrava e levado de urgência para um hospital veterinário nos arredores de Filadelfia (EUA), onde a directora do hospital, Diane Klein, se recusou a deixá-lo morrer, foi então operado pelo médico veterinário, James Bianco, numa cirurgia que demorou muitas horas, as hemorragias foram travadas, uma transfusão de sangue foi efectuada e centenas de pontos foram cosidos. Contra todas as probabilidades o Oogy sobreviveu.
As semanas que se seguiram foram de recuperação, James Bianco, o médico veterinário que seguia Oogy, diz que nunca tinha visto um cão tão feliz como ele.
Larry Levin e Oogy
 
Este livro, sugerido por uma leitora nossa no facebook, traz uma vez mais o tema da maldade extrema contra os animais, mas também a tenacidade de uma equipa de veterinários e a bondade e amor de uma família.
 
Continuamos a não perceber como é possível o ser humano ser tão vil e cobarde, como é possível que se usem cães para lutas, como é possível haver alguém capaz de o fazer, capaz de assistir, capaz de não denunciar? Esta história passou-se nos Estados Unidos da América, mas quantos Oogys há neste momento em Portugal? Como é possível compactuar com uma selvajaria destas?
 
Video com a história de Oogy (apenas em inglês)

Nenhum comentário: