sábado, 24 de novembro de 2012

A QUESTÃO DO GATIL MUITOS SE COMOVEM MAS POUCOS SE MOVEM


Depois do incidente de hoje, em que um senhor, que queria deixar gatos no Abrigo, não podendo, começou aos gritos, a maltratar verbalmente uma voluntária e a dizer que uma associação de protecção aos animais não pode fazer discriminação entre cães e gatos, a Apa de Torres Vedras vem esclarecer que:
 
Já existiu um gatil com cerca de 30 gatos; uma noite, por maldade e negligência, atiraram com gatos doentes por cima das redes, todos os gatos residentes ficaram doentes; os gatos, como todos sabem, não se tratam facilmente, os do gatil não se deixavam apanhar e era muito difícil tratá-los, mesmo com muitas arranhadelas e mordeduras a voluntários, os gatos eram tratados e tiveram os cuidados necessários, os que sobreviveram estão em FAT. Além de que, gatos que sempre viveram livres, ficam extremamente estressados por ouvirem os cães a ladrar e os sentirem próximos.
 
A Apa de Torres Vedras está a criar um espaço, com donativos, que servirá, única e exclusivamente, para albergar os gatos que estamos a resgatar do Externato de Penafirme. A situação destes gatos é extrema e não fomos nós que criámos esta colónia nem a alimentámos durante anos, no entanto, quando decidiram que já não queriam os gatos ali mais ninguém se ofereceu para os retirar de lá e lhes dar uma nova morada.
 
Lamentámos profundamente que existam pessoas que vêm na Apa de Torres Vedras, assim como noutras associações de protecção animal, um local de despejo para os animais, ou que eram seus e já não interessam ou que apanharam na rua; deixam os animais no Abrigo, acham que fizeram uma grande acção e nunca mais querem saber de nada, nem ajudam a tratar, a limpar, a cuidar.
 
Estamos limitados em espaço, em dinheiro e em voluntários, não podemos salvar todos os animais errantes, lamentamos, mas não podemos, corriamos o risco de não dar o mínimo de bem estar aos que já se encontram no Abrigo ou nas colónias, quem quer fazer tudo acaba por não fazer nada.
 
A Apa de Torres Vedras não fez nunca distinção alguma entre receber um cão ou um gato.
 
É absolutamente lamentável que quem mais defende que deveriamos ter um gatil seja exactamente quem nunca esteve, nem está, disponível para se voluntariar a tratar dos gatos e ser voluntário, não é, na melhor das hipóteses, aparecer uma vez por semana ou por mês, os gatos são tratados diariamente.
 
Relembramos que somos todos voluntários e que continuamos a alimentar e a tratar de duas colónias, serão três (com o espaço que está a ser criado), mas não podemos aceitar mais gatos.
 
Apelamos a que as pessoas se consciencializem que têm de esterilizar as suas gatas e castrar os gatos, a Apa não pode ser constantemente responsável por ninhadas e ninhadas, na maior parte das vezes de gatas com donos.
 
Uma pessoa escreveu no nosso facebook que MUITOS SE COMOVEM MAS POUCOS SE MOVEM.
 
Está na altura de algumas pessoas deixarem de ver as associações como locais de despejo de animais que não querem, a começarem a ser mais activos e a contribuirem para a solução do problema: esterilizando, castrando, adoptando e estimando os animais adoptados.
 
 

Nenhum comentário: