segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COMUNICADO

A Associação para Proteção aos Animais de Torres Vedras, esteve hoje domingo, dia 21, pelas 9 horas, junto à Igreja do Externato de Penafirme com um grupo de pessoas que lutam pelos direitos e defesa dos animais que lá se encontram.
Esta ação teve como objetivo falar com o Diretor Pedagógico, Sr Padre Carlos Silva, para nos informar e levar ao local dos animais para sabermos do seu estado.
Como não esteve presente na missa, fomos recebidos pelo Sr Padre Rui que, depois de postas as questões, nos informou do seguinte:
- Diz que muita mentira se diz relativamente ao Diretor Pedagógico, nas redes socias;
- Que os os felinos não são do externato, que entram e saem quando querem e têm forma de sobrevivência e, que o número de animais já não é o mesmo, porque muitos pais dos alunos os adotaram;
- Que não é higiénico os animais se encontrarem naquele local.
- Relatativamente aos canideos, que estão a ser alimentados como sempre foram, vão ser mudados de local, por questões logisticas e não terem problemas com a Asae;
- Disse ainda que o grande problema das notícias difundidas não corresponderam à verdade é, por não saberem escutar.
 
A Apa de Torres Vedras esclarece o seguinte:
Assim que teve conhecimento de tal situação, marcou logo uma reunião com o Diretor Pedagógico, que foi bem claro nas suas intenções:
Não dar comida aos felinos e proibir os funcionários de o fazerem.
Que o externato não é um jardim zoológico, e que dois dos canídeos já tinham cumprido a sua missão.
A Apa de Torres Vedras, dois dias depois falou novamente, via telefone, com o Diretor Pedagógico, oferencendo-se para ir buscar os canídeos, com a ajuda da Associação Java da Lourinhã.
De uma forma pouca cordial, negou a nossa ajuda.
A Apa tentou por duas vezes falar de novo, e lamentavelmente o Diretor Pedagógico, limitou-se a desligar a chamada.
Se há falta de escuta, não é por parte da Apa de Torres Vedras, mas como a função desta Associação é proteger os animais, não vai parar com o seu objetivo.
Relativamente aos felinos, estranhamos a facilidade com que os panharam, pois quando foi, no passado, solicitada ajuda para a sua esterilização a esta Associação, só foi possivel a sua captura, tendo-se utilizado armadilhas e rede.
Hoje pedimos para vermos os canideos, foi-nos negada tal solicitação, argumentado que os animais pertencem ao Externato.
Perguntamos o que foi feito de 3, dos sete canideos e não nos deram resposta.
Agradecemos a todos que compareceram no local de uma forma civica, para dar VOZ AOS ANIMAIS DE PENAFIRME
 
 
 
Direção da Associação Para Proteção aos Animais de Torres Vedras, 21 de Outubro de 2012

2 comentários:

SusiP disse...

Para publicar... nao pode escrever uma carta de leitor no jornal de regiao?

APA - TVEDRAS disse...

Uma jornalista do jornal da região (o Badaladas) esteve ontem conosco, foi o único orgão de comunicação que lá esteve, entrevistou a presidente da Apa, o jornal sai 5ª feira.