domingo, 15 de julho de 2012

NADADORES SALVADORES CANINOS

Em Itália, todos os verões, milhares de turistas (nacionais e estrangeiros) rumam para as praias e, infelizmente, há sempre aqueles que, por uma ou por outra razão, necesitam de auxílio no mar e podem contar não só com nadadores salvadores humanos como com nadadores salvadores caninos.
A guarda costeira italiana conta, este ano, com 300 nadadores salvadores caninos! Os cães Terra Nova têm um treino mínimo de três anos numa das dez escolas italianas credenciadas para tal, antes de serem considerados aptos para saltarem de barcos ou helicópteros e salvarem uma ou mais vidas.
A incrível força que têm e a sua, não menos incrível, capacidade de nadar fazem deles nadadores salvadores privilegiados, pois conseguem nadar para a praia, puxando uma ou duas pessoas adultas, sem qualquer dificuldade.
Estes cães usam um arnês especial e são capazes levar uma bóia ou uma balsa de salvamento até à pessoa que está em dificuldades e depois rebocá-la até à praia, escolhendo o melhor e o mais seguro sítio na praia para levar a pessoa e tudo isto sempre com muita segurança independentemente da força das correntes.
A guarda costeira italiana efectua, cerca de, 3000 salvamentos por ano e, segundo os responsáveis, muitos salvamentos devem-se aos seus nadadores salvadores caninos. Um dos coordenadores do programa explica que os cães, em muitas situações, não sucumbem tanto ao cansaço como um nadador salvador e são mais eficientes na rapidez com que chegam às vítimas, o que significa um aumento da segurança tanto no caso do nadador salvador como no da vítima.
Além dos cães Terra Nova, também são utilizados, neste programa, os Labrador Retrievier e os Golden Retriever devido à sua nata capacidade para nadar e também pelo seu tamanho. Muitos dos treinadores envolvidos, neste magnífico programa, dizem que os cães vêm-no como um jogo e não como um trabalho
Nesta foto, Eva, era a mais veterana do programa e morreu no mês passado, no youtube está uma devida e lindíssima homenagem (ver aqui), deixa saudades a todos com quem trabalhou e, de certeza, a todos os que salvou.

Até agora, segundo a página oficial dos nadadores salvadores caninos, já foram salvas 10 vidas humanas e ainda há muito verão pela frente. Pena que por cá não se siga este maravilhoso exemplo, mais vidas se salvariam de certeza!

Nenhum comentário: