quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GATA AMAMENTA CRIA DE TIGRE

Kiara é uma cria extremamente rara, o seu nascimento foi o resultado da união inédita, em cativeiro, entre Samson, um Leão Africano, e Zita, uma fêmea de Tigre de Bengala. 
Porém, a sua história tornou-se ainda mais insólita depois de ter sido adotada por uma gata.
A cria Kiara, cuja espécie ninguém sabe definir ao certo, nasceu no jardim zoológico de Novosibirsk, na Sibéria, Rússia.
Como o leite da mãe começou a falhar, Kiara teve de ser resgatada pelos técnicos do parque mas, para surpresa de todos, a bebé acabou por encontrar uma nova mamã: Dasha, a gata de um dos tratadores.
 
Dasha, a gata, é uma presença constante naquele jardim zoológico e, depois de ter acabado de dar à luz, tomou espontaneamente a decisão de adoptar Kiara, acarinhando-a e criando-a como se de um dos seus gatinhos se tratasse. 
A cria está a ganhar peso, cerca de 100 gramas por dia, como é habitual, e a mãe gata brinca com ela, mantém-na quente e lava-a como se fosse mais um dos seus bebés", conta Roza Solovyeva, responsável pelo jardim zoológico de Novosibirsk.
De acordo com Solovyeva, quando deixar de mamar, a espécie rara de tigre e leão será colocada no seu próprio espaço, já que não poderá ser devolvida à mãe biológica que, neste momento, já não reconheceria o seu cheiro.
 
Solovyeva explicou ainda que há alguns casos de acasalamento entre leões e tigres fêmea pelo mundo, mas que é muito raro que esse acasalamento resulte em concepção e nascimento, como aconteceu com Kiara; já especialistas criticam a situação que, dizem, em nada beneficia estas duas espécies nem fará com que se evite a extinção do Tigre de Bengala.
 
Seja como for, ficam-nos estas lindíssimas imagens da cria Kiara e de Dasha, a mamã gata, uma mãe de coração, um exemplo!
(clicar em cima da imagem para ver video)
 

Nenhum comentário: