sábado, 10 de novembro de 2007

Como tudo começou...


Em 1982, foi fundada a Associação para a Protecção aos Animais Abandonados do concelho de Torres Vedras.

Numerosos eram (e infelizmente continuam a ser...) os casos de animais vítimas de maus-tratos, negligência ou abandono.

Como todos sabemos, os animais são facilmente adoptáveis, quando bebés, pois despertam sempre o instinto protector de quem os acolhe. Contudo, eles não permanecem sempre crianças e o que sucede, grande parte das vezes, é o abandono de animais adultos : porque se vai de férias e "não dá jeito", porque "já é muito grande lá para casa", porque "roeu os sapatos todos", porque... Há sempre inúmeros motivos apontados para o abandono. Nós Continuamos a acreditar que há soluções para que todos os animais permaneçam integrados nas famílias que os acolheram.

Este não é obviamente o único problema. Há quem não os abandone e os negligencie: tratar de um animal não é só dar-lhe comida e abrigo, é também proporcionar-lhe conforto e afecto. O simples acto de escovar o pêlo de um cão (tarefa supostamente simples) constitui, em muitos casos, uma ausência tal que o animal chega a necessitar de intervenção médica, para resolução dos problemas que daí advêm... Um abrigo de um cão não deverá ser só um bidão, esquecido num terreno... Enfim, existem cuidados mínimos a ter com os seus animais, que investirão todo o seu potencial afectuoso na retribuição ao seu "dono".

Uma vez que as infracções à lei e maus-tratos infligidos aos animais são tantos, cabe a associações como a nossa alertar para os casos que ocorrem no concelho, promovendo a sensibilização da população para estas questões, assim como a actuação sempre que são encontrados animais abandonados ou em risco, por variados motivos.

Muito tem sido o trabalho realizado nestes anos pela associação. Até 1 de Março de 2007, a APA manteve um protocolo com a Câmara Municipal de Torres Vedras, fazendo voluntariado nas instalações do Canil Municipal. Tal acordo cessou nessa data sendo que , até agora, a APA continua a tentar angariar fundos por forma a construir as instalações definitivas do seu canil/gatil no terreno que a câmara gentilmente cedeu à nossa associação. Não é fácil, fazer todo o trabalho de recolha, tratamento e esterilização de animais sem um local específico para os colocar. As FAT (Famílias de Alojamento Temporário) já não dispõem de mais meios para acolher animais novos.

Por esse motivo a associação tem vindo a intensificar o seu trabalho no sentido de angariar rapidamente fundos para a construção do canil/gatil.

Esperemos contar com todos os munícipes ou outras pessoas interessadas em ajudar nesta nossa causa, no sentido de concretizar este projecto que tanto facilitará a árdua tarefa de protecção aos animais que necessitam da nossa intervenção.

Nenhum comentário: