sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Façamos o balanço das actividades deste ano...


Os elementos da actual direcção da APA congratulam-se com o interesse de todos pela causa dos animais abandonados e vêm, em jeito de reflexão, apresentar um resumo das actividades desenvolvidas, por esta instituição, ao longo do ano de 2010.
Como é do conhecimento público, a APA tem vindo a aumentar a sua intervenção no concelho de Torres Vedras e áreas limítrofes, no sentido de melhorar a situação dos animais errantes, tentando, por um lado, proceder a algum controlo populacional (fundamental para o bem-estar animal) e, por outro, recolhendo e encaminhando canídeos e felídeos abandonados para famílias de adopção. Em simultâneo tem sido feito um esforço extra para se continuarem as obras de melhoramento no actual abrigo da APA.
Não esquecendo que o trabalho realizado funciona em regime de voluntariado, é-nos particularmente agradável perceber que o número de voluntários aumentou, assim como o número de sócios e as contribuições generalizadas a favor desta instituição.
Muito agradecemos esse apoio, insistindo na importância da sua continuação para que nos seja possível desenvolver este projecto de solidariedade relativo aos animais abandonados.

Deixamos aqui alguns dados para vossa reflexão:
- Foram feitas 1484 esterilizações de cães e gatos;
- Apostámos nas adopções em território nacional e estas ascenderam às 244;
- 456 novos sócios aderiram a esta causa;
- No abrigo da APA foram feitas as seguintes remodelações:
  • 23 boxes para substituição das antigas;
  • 2 casas de banho;
  • uma enfermaria de apoio ao abrigo;
  • uma recepção;
  • uma sala de arrumos;
  • um muro para vedar todo o abrigo;
  • colocação de 6 janelas, 5 portas normais e 2 portas duplas em alumínio;
  • revestimento de todo o chão com desperdício de mármore.
Muitas outras intervenções tiveram ainda lugar, mas essas optamos por ir relatando neste blogue ou na página do facebook.
Bem-hajam todos os que têm contribuído para o crescimento da APA.
Contamos convosco sempre!
Deixamos aqui os nossos contactos (disponíveis também na barra lateral deste blogue) e NIB (para pagamento de quotas ou outras contribuições/donativos).

  • e-mail:apatvedras@gmail.com
  • contacto para adopções: Augusta Pereira - 918905845
  • sede do abrigo: Outeiros Altos, Casas Novas - 2560-431 Silveira
  • endereço postal: Apartado 91, 2564-910 Torres Vedras
  • NIB (BES): 000702010016748000715

Os animais dependem da boa vontade de todos, contamos convosco, sempre!
Que o ano de 2011 seja favorável aos animais e melhore as consciências humanas face àa uma premente necessidade de mudança de atitude!
Nós, por cá, comprometemo-nos a continuar o nosso trabalho!
Abanares de cauda e ronrons para todos!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Respeito pela vida e quadra natalícia...A história de Bingo -ADOTADO!




Na semana passada, quando era suposto o tão aclamado espírito natalício povoar o coração dos humanos, eis que uma triste história se passa na via rápida que parte de Torres Vedras, junto à povoação do Paúl. Uma das voluntárias da APA circulava nessa mesma via quando se deparou com um triste quadro: uma cadela jazia no chão, mergulhada numa poça de sangue, com a cabeça semi-esmagada, enquanto outro cão, aflito, se mantida junto ao corpo, ganindo. Havia sido, obviamente, recém-vítima de atropelamento... NENHUM CARRO PAROU! Todos os condutores pareciam não querer ver o que sucedia, exactamente no meio da faixa de rodagem! Quase incrédula, essa mesma voluntária parou a sua viatura. Recolheu o cão que não parava de ganir e estava assustadíssimo. Pegou numa manta e envolveu o corpo da cadela morta. O animal resgatado deste cenário manteve-se sentado no banco da viatura e, agradecido, fez a viagem até ao abrigo da APA, lambendo literalmente as mãos a quem o recolhera.
É um episódio para pensar: E se fosse um ser humano, os condutores acudiriam em vez de apitarem? Onde parava esse amor incondicional pela vida naquele momento?
O cão que se salvou neste episódio chama-se Bingo, porque lhe saiu a sorte grande!
Haverá corações que se enterneçam com esta história e que o adoptem?
Ele espera pacientemente a sua família de sonho...

Quantos mimos consegue o Mário receber?









O Mário (canídeo cruzado de boxer) andava a vaguear, com um irmão, em Ribamar. Era extremamente assustadiço e afastava-se o máximo que podia das pessoas... Foi recolhido pela APA, cuidado e mimado. O seu comportamento mudou radicalmente. Revelou-se um ser dócil e inteligente. É o orgulho da sua nova família!
Aqui fica o registo fotográfico dessa nova realidade.
É bom que haja muitas histórias com finais felizes como este :)

Quatro cadelinhas protegidas...


Numa pedreira em Pêro Pinheiro vivem quatro cadelinhas, protegidas por quem lá trabalha. A APA disponibilizou-se para proceder à respectiva esterilização, deixando-as sob protecção de quem habitualmente as alimenta e lhes presta os cuidados necessários. Duas delas já foram esterilizadas e as duas restantes sê-lo-ão na próxima semana. É uma forma de evitar o aumento de população canina vagueante, não deixando de se proporcionar todos os cuidados de que estes animais necessitam.
Deixamos aqui também esta história como uma variante do que se pode fazer por animais errantes, sem ter que, necessariamente, recolhê-los numa casa.
Um futuro risonho para estas "meninas"!

Adopções em véspera de Natal... (parte IV)





Apesar de muitos pensarem o contrário, os cães de raça também são votados ao abandono. Tal foi a sorte desta yorkshire...
Recolhêmo-la e encontrámos-lhe a família de que tanto precisava!
Vive agora em Casalinhos de Alfaiata.
Linda, não é?
Continuação de Boas Festas para ela e respectiva família!



Um bom futuro para ela!

Adopções em véspera de Natal... (parte III)




Esta cadelinha encontrava-se a vaguear na Póvoa de Penafirme, rodeada de cães, por se encontrar em fase de cio... Foi recolhida, esterilizada e muito acarinhada.
A sua enorme ternura fez com que fosse adoptada por uma família. Este foi o seu mais querido presente de Natal!
Vive agora em A-dos-Cunhados onde esperamos que seja muito mimada, como merece!

Adopções em véspera de Natal... (parte II)




Este adorável exemplar canino foi vítima de atropelamento, junto ao Minipreço, em Torres Vedras. Felizmente uma alma caridosa, do stand de automóveis que se encontra nas imediações, recolheu o animal e trouxe-o até à APA. Estava magoado numa patinha, mas foi devidamente tratado e a recuperação acabou por ser rápida.
Encontra-se numa família em Monte Redondo onde desejamos que a vidinha lhe corra muito bem!

Adopções em véspera de Natal... (parte I)







Porque o verdadeiro presente para os nossos patudinhos é sempre um lar, aqui fica uma história...
Este podenguinho foi atirado pela vedação para dentro do abrigo da APA. Foi um verdadeiro milagre não se ter magoado, de tão pequenito e frágil que é...
A sua imensa meiguice cativou quem queria acrescentar um elemento canino à vida familiar e, desta feita, o "nosso menino" acabou por encontrar a família dos seus sonhos, onde vive actualmente.
Toda a felicidade para ele!

Bichon abandonado no canil municipal...adoptado











Este pequenote foi mais uma vítima de abandono que recolhemos na APA. Mimámo-lo e tratámos do seu pêlo. Já está, feliz (e giríssimo), junto da nova família!
Nada melhor que vê-lo nas fotos.
Adorável, não é?

Kiko na nova família (actualização)
















Como o processo de uma adopção não termina no dia em que se entrega um animal à família que ficará responsável por ele, aqui deixamos a actualização da adaptação de Kiko na nova casa, em palavras proferidas pelos seus adoptantes:
"O Kiko encontra-se bem,já pede para ir à rua; já anda bem na rua e em casa anda sempre atrás de nós. Já vem quando o chamamos e está a começar a integrar-se bem no meio que o rodeia (já ladra...etc...). Por isso esteja descansada que o Kiko já se sente parte da família....
Uma boa continuação de BOAS-FESTAS !"
Continuação de Boas Festas para o Kiko e respectiva família !
Bem haja quem tão bem trata dos animais!

As aventuras de Lola






Há cerca de dois meses publicámos a história de Lola e do seu encantamento junto das pessoas que a adoptaram. Deixamos aqui as palavras dessa família, volvido este tempo ( em jeito de actualização... )
"Bom dia,
Passados 2 meses desta mensagem venho fazer-lhe um breve apanhado da situação da Lola. Estivemos a semana passada em Armação de Pêra a queimar os últimos dias férias deste ano e aproveitei para tirar algumas fotos da Lola. É muito difícil porque não há momento em que esteja quieta... sempre a cheirar e a correr!!! Bom sinal...Está ligeiramente mais gordinha e o nosso vet informou-nos que não há que preocupar porque está com o peso ideal. Temos controlado bem a sua dieta. (...)
Obrigado.Espero que vocês estejam bem de saúde.
Se, porventura, não falarmos aproveito para vos desejar um feliz Natal e próspero Ano Novo. Beijinhos dos três!"
Continua feliz, Lola! Ficamos sempre tão contentes com as boas novas!


Boas Festas para todos!


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Agradecimento em tempo de festividades






A DIRECÇÃO DA APA DESEJA UM BOM NATAL E UM ANO NOVO MUITO PRÓSPERO!

AGRADECE TODO O APOIO DADO À ASSOCIAÇÃO NESTE ANO DE 2010 PELOS :

SÓCIOS, VOLUNTÁRIOS, AMIGOS DOS ANIMAIS, DIRECÇÃO DO CASRUNA, VICE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, JORNAL BADALADAS, DRª SÓNIA FARRIM, DRª PATRICIA AZEVEDO, DRª ALEXANDRA AFONSO, SUPERMERCADO MODELO, SUPERMERCADO JUMBO ( ARENA) , PROMOTORRES, CABUGS, CASA GOMES E AGRILOJA.


A Direcção da APA

domingo, 12 de dezembro de 2010

Festa rija!











No passado dia 5 de Dezembro, tal como planeado, decorreu uma festa para angariação de fundos, no CAS Runa, contando com a participação dos músicos que acompanham Cesária Évora. Muito se bailou e confraternizou tendo-se também realizado uma quermesse.
Todos os fundos angariados estão a ser aplicados na renovação de espaços no abrigo da APA.
Um profundo agradecimento a todos os que estiveram presentes, independentemente do mau tempo que se fazia sentir.
Aqui deixamos o registo fotográfico da festa e o desejo de que continuem a apoiar-nos na causa animal em futuros eventos.
Os nossos/vossos canídeos e felídeos agradecem :)




Postais de Natal!
















Caros amigos,
Aqui deixamos os exemplares de postais de Natal que temos para venda.
Esperemos que gostem e que colaborem connosco em mais uma acção de angariação de fundos, visando exclusivamente e melhoria de condições dos animais que recolhemos.
Colaborem connosco encomendando postais para este Natal. Todas as fotas incluem animais que recolhemos da rua.
São seres extraordinários , não são?
Contactem-nos e adquiram estes postais fabulosos!
Estarão a ajudar a renovar o abrigo da APA.

Shakira numa nova vida!







Shakira foi uma vítima de uma vizinhança reclamadora (foi entregue no abrigo da Apa, pela sua dona, pois os vizinhos queixavam-se de a cadela fazer muito barulho...).
Viveu cerca de seis meses no abrigo, mas eis que foi descoberta e adoptada por uma família que muito se orgulha dela e da sua fotogenia. Aqui ficam registos fotográficos da linda Shakira e as palavras orgulhosas da nova dona:
" A Shakira é uma menina muito bonita e bem comportada, apesar de também fazer algumas tropelias... LOL Cumprimentos, Ana Ribeiro"
Bem haja a nova família!
Sê feliz , Shakira!

História triste com final feliz


Há um fim para tudo e também para a vida das pessoas. King foi vítima da morte do seu dono, pois acabou por ser entregue na APA, para adopção. Felizmente, foi com alguma rapidez que este cão, com cerca de 5 anos, foi adoptado.

Aqui deixamos o registo fotográfico deste bom momento, quando (re)encontrou uma família que o acarinhasse.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Kiko a salvo e em boas mãos!











Esta história poderia ter tido um final trágico, mas não... Kiko foi entregue no canil municipal e encaminhado para a APA, onde recebeu todos os tratamentos e mimos. Um dos primeiros passos foi mesmo a tosquia, pois o pêlo encontrava-se num estado deplorável. Nota-se ser um animal que passou por grande sofrimento... Uma família encantou-se com ele e adoptou-o. Está a refazer-se de todas estas movimentações no seu novo lar, onde é mimado e estimado.
Bem hajam os novos donos e todas as felicidades para o Kiko!




Mais uma vítima de abandono... - ADOPTADO


Este animal, meiguíssimo, é mais uma vítima de abandono. Foi recolhido no Canil Municipal de Torres Vedras e acabou por chegar até nós.
Idade: cerca de 1,5 anos
Peso: 10 kgs
Altura: 30 cm
Comprimento: 35 cm

Dêem um lar a este animal que tanto nos implora mimos!
O número de abandonos tem sido cada vez maior, por este motivo alertamos também para a necessidade do aumento do número de famílias dispostas a adoptar e cuidar bem dos seus animais. Contactem-nos!

Por que é importante esterilizar?


As esterilizações são habitualmente polémicas, contudo, quando nos confrontamos com inúmeras situações desesperantes pelas ruas, passamos a perceber que, antes de mais, é um acto de consciência e de verdadeiro amor pelos animais. Continuamos a esterilizar elementos de colónias pois, embora não consigamos um lar para todos, poderemos contribuir para que os já existentes vivam melhor.

Há várias colónias da cidade de Torres Vedras e arredores onde estamos a desenvolver este trabalho. Aqui fica mais um registo fotográfico de um desses momentos.


Colaborem connosco, quer como voluntários, quer com donativos!

Todas as ajudas são preciosas nesta luta pelo bem-estar animal!